Ateliê do Choro recebe Oficina de Desenhos Hachura em Cena

07/06/2024

Diamantina, MG - O Ateliê do Choro, em parceria com o artista visual Diego Medeiros, realizará sua primeira oficina de desenho artístico. Esta é uma oportunidade única para aprender e praticar técnicas de hachura contemporânea, incentivando a expressão criativa autônoma. O evento é aberto a todos, independentemente de habilidades prévias em desenho. Os participantes são incentivados a soltar a imaginação, os sentidos e... deixar o celular de lado.

Paulynne Alves será responsável pelas fotos oficiais; Evandro Archanjo assina o brunch de quitandas mineiras. A oficina é dividida em quatro blocos:

1 - A criança que rabisca parede... (Estimativa de 1h)

Confraternização/recepção. Reflexão coletiva sobre momentos importantes da história da arte e seu impacto nas técnicas de desenho e comportamento.

2 - Caligrafia dos sentidos (Estimativa de 45min)

Exercício de observação in loco, explorando concreto, gravetos e ferrugem. Composição de uma mini coletânea de desenhos, resultantes da exploração das texturas e formas observadas.

3 - Dança das cadeiras (Estimativa de 30min)

Um dos momentos mais divertidos, os participantes revivem a "criança curiosa" a fim de investigar detalhes importantes do desenho. Elementos da poesia concreta conduzem percepções de forma, volume, luz e sombra.

4 - Bis! (Estimativa de 1h)

Confecção de trabalhos artísticos finais baseados nas práticas anteriores, troca de experiências e um desafio surpresa.


Prepare-se para uma jornada de criatividade e imaginação! Nossa oficina de desenhos resgata a magia da criação a partir de elementos simples encontrados no quintal: concreto, gravetos e ferrugem. Explore texturas, formas e tons em um ambiente descontraído e inspirador! - Diego Medeiros

Sobre o Ateliê do Choro: Fundado em 2018 por Evandro Archanjo, o Ateliê do Choro mantém viva a tradição das Rodas de Choro em Diamantina. Com encontros semanais, o grupo formado por Evandro Archanjo (flauta), Clóvis Vieira (piano), Sebastião Leite (sanfona) e Mário Geraldo da Silva (violão de 7 cordas) encanta o público com músicas tradicionais e composições de Chorões de Diamantina. Desde março de 2024, o Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e o Ateliê promove eventos e oficinas para celebrar essa riqueza cultural.